Avançar para o conteúdo principal

Pesquisa revela que maioria dos brasileiros estava com sobrepeso, em 2021

 

freepik

Conforme dados, seis a cada 10 indivíduos apresentaram peso acima do recomendado pelo Índice de Massa Corpórea

Uma pesquisa realizada pelo Vigitel, revelou que, em média 57,25% da população do Brasil estava com sobrepeso em 2021. Este resultado quer dizer que a cada 10 brasileiros, ao menos seis estão com o peso acima da média ideal, calculada pelo Índice de Massa Corpórea (IMC).
Esses dados também revelam que condição é maior entre os homens, numa média de 59,9%, enquanto as mulheres registraram uma média de 55%. Outro ponto de pesquisa foi quanto a distribuição por faixas etárias, na qual problema era mais alto nas faixas de 45 a 54, chegando a 64,4%, e na faixa entre 55 e 64, chegando a 64%.
A mesma pesquisa também fez uma comparação entre as capitais Brasileiras. As com maiores índices de sobrepeso eram Porto Velho (64,4%), Manaus (63,4%) e Porto Alegre (62%). Por outro lado, as com menores resultados foram São Luís (49,27%), Palmas (50,12%) e Vitória (51,49%).
Para o cirurgião bariátrico e do aparelho digestivo, e diretor do Instituto Mineiro de Obesidade (IMO), Dr. Leonardo Salles, esse quadro é preocupante, porém reversível. “Me preocupa muito notar que a maior parte da população brasileira está acima do peso. Isso porque o sobrepeso é uma porta para outras doenças que podem interferir drasticamente na vida. Doenças como diabetes, hipertensão e até mesmo o câncer. Mas o que me deixa um pouco mais tranquilo em relação a isto é que tanto o sobrepeso quanto a obesidade têm tratamento e o paciente pode sim reverter o quadro”.
O médico explica que qualquer caso de sobrepeso ou de obesidade há uma maneira para tratar. No caso de pacientes com o IMC acima de 27, uma alternativa vista pelo profissional é o balão intragástrico, procedimento pouco invasivo que consiste na introdução de um recipiente que é inflado com substância aquosa.
“O balão intragástrico é, literalmente, uma bola de silicone, e no seu interior contém 400 a 700 ml de uma solução salina e azul de metileno. O benefício que o balão oferece ocorre porque ele ocupa uma boa parte do volume do estômago, diminuindo a quantidade necessária de comida para preencher a região e gerar a sensação de saciedade no paciente. Por isso, o balão inibe o consumo excessivo de comida, levando a uma perda significativa de peso em pouco tempo”, explica.
Contudo, o diretor do IMO explica que, apesar de técnicas como o balão intragástrico, ainda é necessário tratar seu mecanismo de ganho de peso. “Não se trata a obesidade apenas perdendo peso, mas sim com um trabalho cuidadoso de diagnóstico e tratamento dos seus mecanismos de ganho de peso, para isso a nossa equipe multidisciplinar conta com nutricionista, psicólogo, endocrinologista e psiquiatra. Emagrecer é tratar o sintoma da obesidade, mas para tratar de forma eficaz e duradoura temos de tratar também seu mecanismo de ganho de peso, tratar a causa do seu ganho de peso”, finaliza.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O projeto de reforma do Código Civil brasileiro: devagar com o andor…

  O autor é Leonardo de Campos Melo, advogado especialista em contencioso judicial e administrativo estratégico e em arbitragem, e Sócio-fundador do escritório LDCM Advogados -   leonardo@ldcm.com.br O Projeto de Lei 4/2025, em tramitação no Senado desde 31 de janeiro de 2025, propõe uma ampla reforma do Código Civil de 2002. De autoria do Senador Rodrigo Pacheco, com base em anteprojeto elaborado por Comissão de Juristas presidida pelo Ministro Luis Felipe Salomão (STJ), o PL modifica ou revoga 897 dos 2.063 artigos atuais e inclui cerca de 300 novos dispositivos, o que, para muitos, equivale à criação de um novo Código.  O PL aparenta contar com amplo apoio político e institucional e a tendência é que avance no processo legislativo. Tenho dito, e reforço, que um projeto de lei é uma obra humana, imperfeita por natureza. É mesmo esperado, portanto, que o PL 4/2025, com tantas e relevantíssimas alterações, necessite de ajustes e aperfeiçoamento. Por essa razão, das crític...

Especialista trata uso do balão intragástrico para emagrecer

  Dr. Mauro Lúcio Jácome, especializado no tratamento de obesidade com o dispositivo, e também com endosutura, esclarece como utilizar o método de forma saudável Emagrecimento rápido é, pelo senso comum, um sonho universal. Porém, também faz parte do senso comum que essa corrida contra o relógio e contra a balança ao mesmo tempo é algo que mais prejudica que ajuda. Todavia, segundo uma  pesquisa  realizada pelo CFF (Conselho Federal de Farmácia) e o Instituto Datafolha, e publicada pelo Uol, 24% dos brasileiros já usaram alguma substância para emagrecer. Do outro lado da moeda, um dispositivo que também é popular é o balão intragástrico. A maioria destas pessoas sequer procuram auxílio de um especialista. Na verdade, 63% dos entrevistados acabam recorrendo a internet para realizar a aquisição destes, sem nenhum tipo de avaliação prévia de um médico ou outro agente de saúde. Iniciativa condenada pelo  cirurgião geral e endoscopista Mauro Jácome , especialista no trata...

Investimento em infraestrutura hospitalar atrai pacientes para cirurgias eletivas

  O Hospital São Rafael, de Belo Horizonte, se destaca por oferecer tecnologia e serviços de ponta   Divulgação/Hospital São Rafael A demanda por instalações de saúde de excelência cresce à medida que pacientes priorizam qualidade e segurança em procedimentos médicos, especialmente cirurgias eletivas. A infraestrutura hospitalar é um dos pilares na prestação de cuidados de alta qualidade, impactando diretamente a segurança, eficácia e experiência dos usuários. Nesse cenário, o Hospital São Rafael tem se consolidado como referência em Belo Horizonte, destacando-se pelo investimento contínuo em tecnologia de ponta e por uma equipe qualificada. Desde sua inauguração, em junho de 2022, o Hospital São Rafael já atendeu 11.133 pacientes, sendo 2.789 somente no primeiro semestre de 2024. “Nosso objetivo é oferecer uma estrutura que vá além das expectativas, proporcionando um ambiente seguro e eficiente que permita ao paciente se sentir acolhido e confiante durante todo o processo de ...