Avançar para o conteúdo principal

Hospital Felício Rocho completa 70 anos

 

divulgação

Considerada uma das maiores unidades transplantadoras de Minas Gerais, Instituição mantém valores, missão e visão desde sua fundação

Foi a solidariedade e a vontade de ajudar o próximo que levaram o imigrante italiano, Nicola Felice Rosso, a iniciar a maior obra de sua vida: o Hospital Felício Rocho. Em 2022, a Instituição comemora 70 anos de sua inauguração e ainda mantém o propósito de cuidar das pessoas.
O nobre italiano não viveu para ver seu feito, mas, em honra a sua memória e altruísmo, o Hospital Felício Rocho segue criando histórias de superação. No dia 21 de junho completou sua sétima década e a Instituição comemora com o Dr. Pedro de Oliveira Neves, diretor-presidente da Fundação Nicola Felice Rosso, a longevidade da obra e lembra de seus princípios.

Dr. Pedro de Oliveira Neves


“Muitos são os feitos que temos para comemorar ao longo destes 70 anos, mas o que mais nos enche de alegria é que nossa missão, nossa visão e nossos valores não apagaram com o tempo. Nascemos para cuidar das pessoas e agregar qualidade a vida. Nos esforçamos para ser referência em cuidado à saúde em âmbito nacional, com excelência e sustentabilidade. E trabalhamos com ética, transparência e sempre buscando inovar para mais segurança, conhecimento e benemerência”, salienta o diretor-presidente.
Hoje, o Hospital Felício Rocho opera como uma das mais modernas e promissoras instituições de saúde de Minas Gerais. As instalações dispõem de mais de 350 leitos, distribuídos entre apartamentos e enfermarias, operando em dez unidades físicas para atender mais de 40 especialidades clínicas, cirúrgicas, exames e de pesquisa.
Para acolher os pacientes com primazia, são mais de 1,2 mil médicos e ainda outros 2,8 mil colaboradores, dispostos em tempo integral. O Hospital atende a qualquer faixa etária, opera com mais de 90 convênios, dispõe de 124 consultórios médicos, 60 leitos de CTI e também 23 salas cirúrgicas.
O Hospital Felício Rocho nunca parou de buscar por inovações, e é representada através de alguns de seus números. A unidade é reconhecida como o Hospital privado que mais realiza transplantes de órgãos em Minas Gerais. Apenas em 2021, 182 pacientes tiveram suas vidas mudadas após receber uma nova oportunidade de viver após receber algum órgão.
Não bastasse, o Hospital também é pioneiro na realização de cirurgias robóticas em Minas Gerais, passando de 1,5 mil procedimentos deste tipo. Este método cirúrgico tem como alvo principal os procedimentos minimamente invasivos na área de urologia, cirurgias digestivas e colorretal, ginecológicas e torácicas.
O robô Da Vinci é ideal para cirurgias que envolvam grande detalhamento anatômico ou procedimentos cirúrgicos realizados em pequenos espaços e cavidades. Entre as cases de sucesso, destaque para o primeiro transplante de órgão por cirurgia robótico de Minas Gerais, ocorrido em 2018.
A Instituição também se faz de conhecimento. Para as pessoas que estão na linha de frente, o Núcleo de Ciências da Saúde – Hospital Felício Rocho incentiva a busca pela informação e aperfeiçoamento profissional, capacitando e viabilizando, aqui dentro, o estudo e a pesquisa, os quais possibilitam descobertas científicas importantes para a cura de doenças que afetam nossa sociedade.
“No aniversário do Hospital, graças à soma de esforços de cada um de seus profissionais e parceiros, temos a satisfação de poder presentear a comunidade com a prestação de serviços de elevado nível. A Administração do Hospital agradece e compartilha essa satisfação com todos os que, de alguma forma, contribuíram para essa realidade. Muito obrigado!” finaliza Dr. Pedro Neves.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O projeto de reforma do Código Civil brasileiro: devagar com o andor…

  O autor é Leonardo de Campos Melo, advogado especialista em contencioso judicial e administrativo estratégico e em arbitragem, e Sócio-fundador do escritório LDCM Advogados -   leonardo@ldcm.com.br O Projeto de Lei 4/2025, em tramitação no Senado desde 31 de janeiro de 2025, propõe uma ampla reforma do Código Civil de 2002. De autoria do Senador Rodrigo Pacheco, com base em anteprojeto elaborado por Comissão de Juristas presidida pelo Ministro Luis Felipe Salomão (STJ), o PL modifica ou revoga 897 dos 2.063 artigos atuais e inclui cerca de 300 novos dispositivos, o que, para muitos, equivale à criação de um novo Código.  O PL aparenta contar com amplo apoio político e institucional e a tendência é que avance no processo legislativo. Tenho dito, e reforço, que um projeto de lei é uma obra humana, imperfeita por natureza. É mesmo esperado, portanto, que o PL 4/2025, com tantas e relevantíssimas alterações, necessite de ajustes e aperfeiçoamento. Por essa razão, das crític...

Especialista trata uso do balão intragástrico para emagrecer

  Dr. Mauro Lúcio Jácome, especializado no tratamento de obesidade com o dispositivo, e também com endosutura, esclarece como utilizar o método de forma saudável Emagrecimento rápido é, pelo senso comum, um sonho universal. Porém, também faz parte do senso comum que essa corrida contra o relógio e contra a balança ao mesmo tempo é algo que mais prejudica que ajuda. Todavia, segundo uma  pesquisa  realizada pelo CFF (Conselho Federal de Farmácia) e o Instituto Datafolha, e publicada pelo Uol, 24% dos brasileiros já usaram alguma substância para emagrecer. Do outro lado da moeda, um dispositivo que também é popular é o balão intragástrico. A maioria destas pessoas sequer procuram auxílio de um especialista. Na verdade, 63% dos entrevistados acabam recorrendo a internet para realizar a aquisição destes, sem nenhum tipo de avaliação prévia de um médico ou outro agente de saúde. Iniciativa condenada pelo  cirurgião geral e endoscopista Mauro Jácome , especialista no trata...

Investimento em infraestrutura hospitalar atrai pacientes para cirurgias eletivas

  O Hospital São Rafael, de Belo Horizonte, se destaca por oferecer tecnologia e serviços de ponta   Divulgação/Hospital São Rafael A demanda por instalações de saúde de excelência cresce à medida que pacientes priorizam qualidade e segurança em procedimentos médicos, especialmente cirurgias eletivas. A infraestrutura hospitalar é um dos pilares na prestação de cuidados de alta qualidade, impactando diretamente a segurança, eficácia e experiência dos usuários. Nesse cenário, o Hospital São Rafael tem se consolidado como referência em Belo Horizonte, destacando-se pelo investimento contínuo em tecnologia de ponta e por uma equipe qualificada. Desde sua inauguração, em junho de 2022, o Hospital São Rafael já atendeu 11.133 pacientes, sendo 2.789 somente no primeiro semestre de 2024. “Nosso objetivo é oferecer uma estrutura que vá além das expectativas, proporcionando um ambiente seguro e eficiente que permita ao paciente se sentir acolhido e confiante durante todo o processo de ...