Avançar para o conteúdo principal

Dia Mundial do Rim alerta população para cuidados com o órgão em março

freepik


Hospital Felício Rocho promove campanha de conscientização e prevenção de doenças renais

O Dia Mundial do Rim foi criado em 2006, pela Sociedade Internacional de Nefrologia (INS). O objetivo é de despertar a atenção para a conscientização sobre a saúde renal e os cuidados adequados preventivos quanto doenças deste sistema e garantir o diagnóstico precoce para facilitar o tratamento das enfermidades relacionadas ao órgão.
Celebrado na segunda quinta-feira do mês de março, em 2023 o tema central da campanha é “Cuidar dos vulneráveis é estar preparado para os desafios do futuro”. Mote que traz um alerta importante e necessário, uma vez que problemas renais estão em destaque entre as enfermidades que amais afligem brasileiros.
Ao menos é o que indica dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). Conforme a instituição, no Brasil o número de pessoas com doenças renais crônicas é crescente e atualmente mais de 140 mil pacientes realizam diálise no país.
Atividades
Em Belo Horizonte, o Hospital Felício Rocho aderiu à campanha do Dia Mundial do Rim e no dia 09 de março, fará uma ação voltada para conscientização e cuidados com rins. Em meio a campanha serão distribuídos copos com água mineral para reforçar a importância da boa hidratação, função necessária para garantir o bom funcionamento do órgão.
Essa ação será desenvolvida pelo serviço de diálise do hospital, com envolvimentos de colaboradores da instituição hospitalar. A equipe da diálise também irá distribuir informativos impressos com orientações sobre cuidados com os rins em todas as unidades do hospital para pacientes e colaboradores.
Nas ruas, será direcionado aos motoristas e pedestres ao redor da unidade no Barro Preto. O evento acontecerá às 10h, na Avenida do Contorno, altura do número 9530.
O mote da ação será é “Pare, preste atenção na saúde dos seus rins e siga se hidratando”. A analogia com o sinal de trânsito chama atenção para algumas orientações que devemos seguir para manter a saúde dos rins.
Sinal vermelho: Pare para controlar o diabetes e prevenir o desenvolvimento da hipertensão arterial (doenças que mais levam à insuficiência renal).
Sinal amarelo: Atenção com o excesso de sal e açúcar. Elimine o tabagismo e reduza a ingestão de bebidas alcoólicas.

Sinal verde: Siga com hábitos saudáveis. Pratique exercícios físicos, mantenha uma alimentação equilibrada e beba água. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Terapia celular vira esperança para pacientes com câncer

  Crédito: Freepik A cura definitiva contra o câncer é um desafio que mobiliza a ciência em todo o mundo. Somente os casos de leucemia, por exemplo, alcançaram cerca de 475 mil pessoas em todo o mundo em 2020. Os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê 11.540 novos casos por ano entre 2023 e 2025. Outro tipo de câncer que traz preocupação à comunidade científica é o linfoma. A mesma OMS estima que, anualmente, 735 mil novas pessoas são diagnosticadas com esta doença. No Brasil, aponta o Inca, deverão ser registrados mais de 12 mil casos anuais no decorrer do triênio 2023-2025. O linfoma não Hodgkin (LNH), um dos seus subtipos, levou 4.357 brasileiros a óbito somente em 2020. Um tratamento inovador já começa a fazer frente e a resgatar a esperança dos pacientes com esse e outros tipos de câncer. Desde que foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2022, a terapia com Car-T Cell vem combatendo com

Implante zigomático traz nova alternativa na implantodontia

  Técnica é benéfica para pacientes que sofreram perda óssea maxilar ‌ Crédito: Freepik Implantes dentários têm se tornado uma solução cada vez mais popular para a substituição de dentes perdidos, proporcionando tanto benefícios estéticos quanto funcionais. Anualmente, no Brasil, são realizados pelo menos 800 mil procedimentos e colocados cerca de 2,4 milhões de próteses dentárias, segundo a  Associação Brasileira de Dispositivos Médicos (Abimo) , que representa os fabricantes do setor. Assim, a técnica de implante zigomático chega como uma alternativa que pode transformar a vida de pacientes. Na odontologia moderna, os implantes zigomáticos podem oferecer uma solução eficaz para pacientes com perda óssea severa na região maxilar. Esses implantes, que são ancorados no osso zigomático, em vez do osso maxilar tradicional, permitem a reabilitação oral mesmo em casos em que a quantidade óssea é insuficiente para suportar implantes convencionais. É o que explica o cirurgião-dentista Dr. Pau

Cachorro com queda de pelo: quando pode ser uma preocupação para os tutores?

  Créditos: Freepik A queda de pelo pode variar de acordo com o sexo, a idade e a saúde do pet Todo mundo que tem um cachorrinho em casa já se acostumou com o animal soltando pelos constantemente em alguns períodos do ano. Mas até que ponto esse fator deixa de ser normal e pode virar uma preocupação para os tutores? Quando a queda ocorre naturalmente devido à troca de estações, não causa falhas, coceiras e nem feridas. “Os cachorros trocam os pelos de forma natural, mas a intensidade da queda pode variar de acordo com o sexo, a idade e a saúde do pet. Se o cachorro está perdendo pelo, mas não apresenta alterações na pele, é provável que ele não tenha nenhum problema”, explica Simone Cordeiro, diretora-comercial da Au! Happy, empresa especializada em planos de saúde para pets. Mas é preciso cuidado. Os tutores devem estar atentos para quaisquer mudanças na pelagem e no corpo do animal. A queda de pelo em cachorro pode ser um sintoma de deficiência nutricional e, também, pode acontecer p