Avançar para o conteúdo principal

Dia Mundial do Rim alerta população para cuidados com o órgão em março

freepik


Hospital Felício Rocho promove campanha de conscientização e prevenção de doenças renais

O Dia Mundial do Rim foi criado em 2006, pela Sociedade Internacional de Nefrologia (INS). O objetivo é de despertar a atenção para a conscientização sobre a saúde renal e os cuidados adequados preventivos quanto doenças deste sistema e garantir o diagnóstico precoce para facilitar o tratamento das enfermidades relacionadas ao órgão.
Celebrado na segunda quinta-feira do mês de março, em 2023 o tema central da campanha é “Cuidar dos vulneráveis é estar preparado para os desafios do futuro”. Mote que traz um alerta importante e necessário, uma vez que problemas renais estão em destaque entre as enfermidades que amais afligem brasileiros.
Ao menos é o que indica dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). Conforme a instituição, no Brasil o número de pessoas com doenças renais crônicas é crescente e atualmente mais de 140 mil pacientes realizam diálise no país.
Atividades
Em Belo Horizonte, o Hospital Felício Rocho aderiu à campanha do Dia Mundial do Rim e no dia 09 de março, fará uma ação voltada para conscientização e cuidados com rins. Em meio a campanha serão distribuídos copos com água mineral para reforçar a importância da boa hidratação, função necessária para garantir o bom funcionamento do órgão.
Essa ação será desenvolvida pelo serviço de diálise do hospital, com envolvimentos de colaboradores da instituição hospitalar. A equipe da diálise também irá distribuir informativos impressos com orientações sobre cuidados com os rins em todas as unidades do hospital para pacientes e colaboradores.
Nas ruas, será direcionado aos motoristas e pedestres ao redor da unidade no Barro Preto. O evento acontecerá às 10h, na Avenida do Contorno, altura do número 9530.
O mote da ação será é “Pare, preste atenção na saúde dos seus rins e siga se hidratando”. A analogia com o sinal de trânsito chama atenção para algumas orientações que devemos seguir para manter a saúde dos rins.
Sinal vermelho: Pare para controlar o diabetes e prevenir o desenvolvimento da hipertensão arterial (doenças que mais levam à insuficiência renal).
Sinal amarelo: Atenção com o excesso de sal e açúcar. Elimine o tabagismo e reduza a ingestão de bebidas alcoólicas.

Sinal verde: Siga com hábitos saudáveis. Pratique exercícios físicos, mantenha uma alimentação equilibrada e beba água. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O projeto de reforma do Código Civil brasileiro: devagar com o andor…

  O autor é Leonardo de Campos Melo, advogado especialista em contencioso judicial e administrativo estratégico e em arbitragem, e Sócio-fundador do escritório LDCM Advogados -   leonardo@ldcm.com.br O Projeto de Lei 4/2025, em tramitação no Senado desde 31 de janeiro de 2025, propõe uma ampla reforma do Código Civil de 2002. De autoria do Senador Rodrigo Pacheco, com base em anteprojeto elaborado por Comissão de Juristas presidida pelo Ministro Luis Felipe Salomão (STJ), o PL modifica ou revoga 897 dos 2.063 artigos atuais e inclui cerca de 300 novos dispositivos, o que, para muitos, equivale à criação de um novo Código.  O PL aparenta contar com amplo apoio político e institucional e a tendência é que avance no processo legislativo. Tenho dito, e reforço, que um projeto de lei é uma obra humana, imperfeita por natureza. É mesmo esperado, portanto, que o PL 4/2025, com tantas e relevantíssimas alterações, necessite de ajustes e aperfeiçoamento. Por essa razão, das crític...

Especialista trata uso do balão intragástrico para emagrecer

  Dr. Mauro Lúcio Jácome, especializado no tratamento de obesidade com o dispositivo, e também com endosutura, esclarece como utilizar o método de forma saudável Emagrecimento rápido é, pelo senso comum, um sonho universal. Porém, também faz parte do senso comum que essa corrida contra o relógio e contra a balança ao mesmo tempo é algo que mais prejudica que ajuda. Todavia, segundo uma  pesquisa  realizada pelo CFF (Conselho Federal de Farmácia) e o Instituto Datafolha, e publicada pelo Uol, 24% dos brasileiros já usaram alguma substância para emagrecer. Do outro lado da moeda, um dispositivo que também é popular é o balão intragástrico. A maioria destas pessoas sequer procuram auxílio de um especialista. Na verdade, 63% dos entrevistados acabam recorrendo a internet para realizar a aquisição destes, sem nenhum tipo de avaliação prévia de um médico ou outro agente de saúde. Iniciativa condenada pelo  cirurgião geral e endoscopista Mauro Jácome , especialista no trata...

Investimento em infraestrutura hospitalar atrai pacientes para cirurgias eletivas

  O Hospital São Rafael, de Belo Horizonte, se destaca por oferecer tecnologia e serviços de ponta   Divulgação/Hospital São Rafael A demanda por instalações de saúde de excelência cresce à medida que pacientes priorizam qualidade e segurança em procedimentos médicos, especialmente cirurgias eletivas. A infraestrutura hospitalar é um dos pilares na prestação de cuidados de alta qualidade, impactando diretamente a segurança, eficácia e experiência dos usuários. Nesse cenário, o Hospital São Rafael tem se consolidado como referência em Belo Horizonte, destacando-se pelo investimento contínuo em tecnologia de ponta e por uma equipe qualificada. Desde sua inauguração, em junho de 2022, o Hospital São Rafael já atendeu 11.133 pacientes, sendo 2.789 somente no primeiro semestre de 2024. “Nosso objetivo é oferecer uma estrutura que vá além das expectativas, proporcionando um ambiente seguro e eficiente que permita ao paciente se sentir acolhido e confiante durante todo o processo de ...